Exames Laboratoriais

Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.

Para tanto, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente e resultados exatos.

A realização de exames divide-se em:

• Fase pré-analítica: começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial.
  • Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita.
  • Fase pós-analítica: inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.

Jejum

A necessidade do jejum decorre do fato de os valores de referência dos testes terem sido estabelecidos em indivíduos nessa condição. Ademais, a refeição pode alterar a composição sanguínea momentaneamente – sem o pré-requisito, cada exame teria de ser analisado à luz do que a pessoa ingeriu. A maioria dos exames exige 06 horas de jejum, mas podem sofrer variação de 03 até  12 horas.

Exames mais comuns

Hemograma completo

O hemograma completo é um exame de sangue que serve para avaliar os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas do sangue.

HEMOGRAMA

O hemograma é o exame para avaliar as três principais linhagens de células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É o mais complexo e o que merece maiores explicações.

Hemácias (glóbulos vermelhos)

Serve para o diagnóstico de anemia é a redução do número de células vermelhas.

Valores um pouco fora da faixa de referência podem não ter significado clínico. Fumantes costumam tê-los um pouco elevado devido a pior oxigenação do sangue pelos seus pulmões.

Colesterol total, frações e triglicérides

São exames de sangue que medem as taxas de triglicérides, colesterol e suas frações: o HDL (o “colesterol bom”), LDL e VDL. Quando elevados, aumentam o risco de derrames cerebrais e infartos.

Colesterol –– HDL – LDL  – Triglicérides

HDL – colesterol bom. Protege os vasos da aterosclerose (Placas de gordura). Quanto mais elevado melhor.

LDL e VLDL – Colesterol ruim, formador da aterosclerose que obstrui os vasos sanguíneos e leva a doenças como infarto. Quanto mais baixo melhor.

Triglicerídeos – são um tipo de gordura proveniente da ingestão de carboidratos e da própria gordura. Assim, ele está presente em cerca de 90% da nossa alimentação, enquanto o colesterol pode ser encontrado em apenas 10% dos alimentos ingeridos.

T3, T4, T4 Livre e TSH

São exames que avaliam o funcionamento da Tireóide. A glândula Tireóide está localizada no pescoço e sua função primordial é a de regular o metabolismo corporal; ela ainda pode interferir no desenvolvimento e crescimento normais.

Glicose

A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo. Como é a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.

A dosagem de glicose é importante para o diagnóstico ou controle do tratamento do diabetes mellitus. Só tem valor se realizada com um jejum mínimo de 8 horas.

Glicemia e hemoglobina glicosilada
São exames que servem para medir o nível de açúcar do sangue.
As principais doenças que alteram o nível de glicose no sangue são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2.
O diagnóstico precoce do diabetes pode prevenir doenças graves como cegueira e insuficiência renal.

Ácido úrico

O ácido úrico é o metabólito resultante da metabolização de algumas proteínas pelo organismo. Níveis elevados são fatores de risco para gota , cálculo renal  e estão associados a hipertensão e doenças cardiovasculares.

Urocultura

É o exame de escolha para diagnosticar infecção urinária. Com ele conseguimos identificar a bactéria responsável e ainda testar quais são os antibióticos efetivos e resistentes.